Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Título original: The Hunger Games
Editora: Rocco
Número de páginas: 400
Classificação: 5/5
Onde Comprar: Saraiva, Submarino e Amazon

Resenha: 
Eu li Jogos Vorazes já tem bastante tempo. Eu estava de férias e vi a sinopse dele em algum blog. Apesar de ter ficado interessada pela história, minha vontade de lê-lo não era muito grande. Talvez tenha sido por isso que eu tenha gostado tanto, me emocionado tanto e me apaixonado por cada personagem, mesmo por aqueles que só apareceram em uma pequena parte. Ou talvez seja porque o livro é muito bom mesmo. De qualquer forma, ele me encantou e é por isso que eu resolvi fazer essa resenha.

A história se passa em Panem, um local constituído por um distrito principal, o Capitol/Capital (onde as pessoas mais ricas vivem), e por doze outros distritos bem pobres. Panem é, hoje, o resto do que costumava ser os Estados Unidos. Katniss Everdeen, de 16 anos, vive com sua mãe e irmã no Distrito 12, o mais pobre de todos. Desde que seu pai morreu e sua mãe entrou em depressão por causa da morte do marido, Kat tem que lutar sozinha pra alimentar toda sua família, indo muitas vezes pra caçar com o seu amigo Gale. Ela é forte, determinada e corajosa, com certeza uma das personagens principais que eu mais gosto.

Há muito tempo os distritos travaram uma rebelião contra o Capitol e foram derrotados, o que levou a destruição do Distrito 13. E como castigo, todo ano, os 12 distritos são obrigados a enviar uma garota e um garoto, de 12 a 18 anos, para participarem de um evento na televisão chamado "The Hunger Games" (Jogos Vorazes). Os participantes devem lutar até a morte, até que apenas um permaneça. O ganhador recebe uma casa no melhor lugar de seu distrito, e nunca mais precisa se preocupar com passar fome.

Durante o sorteio dos tributos (como são chamados os participantes) do 74º Hunger Games, a pequena irmã de Katniss, Prim, de apenas 12 anos, é escolhida. Kat não vê alternativa, por isso se voluntaria pra participar no lugar dela. E é a partir dessa parte que a história vai ficando cada vez mais interessante. Peeta Mellark, que já havia ajudado Kat quando eram crianças, também é escolhido e os dois partem pra participar dos jogos.

Esse livro é muito, muito bom mesmo, você fica doida quando os jogos começam, os 22 outros tributos são muito bons no que fazem, e você se desespera. Glimmer (Distrito 1), Thresh e Rue (Distrito 11), Foxface (Distrito 5) e Cato (Distrito 2) são alguns dos outros tributos que mais aparecem na história, e nossa, a cada parte só fica melhor. Será que Katniss vai conseguir sobreviver? Agora é matar ou morrer, mas mesmo assim ainda podem existir amizades verdadeiras durante os jogos? E Katniss, o que ela sente pelo Peeta, ele é apenas outro participante, um amigo, ou algo mais? E Gale? Como fica Gale?

É tão difícil pra mim falar de um livro que eu gosto tanto. Ele é emocionante e você simplesmente não consegue parar de ler. Mesmo após o término da leitura, você não para de pensar na história e em todos os personagens. A vontade de ler o segundo só aumenta com o passar do tempo, pode ter certeza.

Jogos Vorazes é narrado em primeira pessoa, e a trama flui normalmente. Tudo que acontece durante o livro é possível de acontecer em um mundo futurístico, considerando toda a tecnologia e estorços do Capitol nos jogos. Gostaria que algumas partes do livro fossem narradas pelo Peeta, ia ser tão bom saber o que ele pensa e sente às vezes, por mais que é obvio (só a Katniss não percebe).

Eu recomendo bastante à leitura, e acho que todo mundo já percebeu o motivo da minha nota máxima. O segundo volume foi lançado aqui no Brasil esse mês, com o título de Em Chamas, também pela editora Rocco.

Série:
1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas (resenha)
3. A Esperança (resenha)


13 Comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro. Todo mundo fala tão bem dele que eu fico aqui, só na expectativa. O problema é que ele é muito caro! Nunca achei ele por menos de R$50,00. A submarino nem a saraiva contribuem colocando-o em promoção. Ou seja, sobra eu aqui sem ler JV enquanto todo mundo já tá lendo Em Chamas! ):

    ResponderExcluir
  2. Tô só esperando o meu chegar pra começar a ler! Muito ansiosa pra que chegue logo!

    ResponderExcluir
  3. GEEEEEEEEEEENTE ta todo mundo falando nele, *pulapula*
    quero muito ler, foi por pouquíssimo que não trouxe ele junto comigo hj da livraria, se eu tivesse lido a resenha antes de ter saído, acho que não resistiria!!

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

    ResponderExcluir
  4. Nao sou muito fa dessa serie, mas vai ter o filme ne e o Liam (que fez a ultima musica ta confirmado) ta confirmado ja no filme. Vou assitir. So nao sei quando vai chegar... deve ser la pra 2012. --'
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Ja li e te digo...AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. Não vejo a hora de assistir o filme, e ainda tem mais logo estarei lendo o 2º.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, a Katniss custou pra ver que o Peeta gostava mesmo dela *-*
    A Prim é muito fofa, e eu adoro o tio Haymitch.
    E a Effie é muito sem noção, mas não tem culpa.
    "Teremos um grande, grande dia!"
    Amei muito esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Puuts, vou te dizer... No início eu realmente só estava querendo ler esse livro porque todo mundo elogiava e por conta do filme que está pra ser lançado, mas depois dessa resenha... Acho que vou atrás do primeiro agora kkkk.
    E estou confiando na tua palavra de que vale realmente a pena!
    Agora... Cada nome estranho que esse povo tem kkk, sem comentários.
    Parabéns pela resenha.
    Xoxo Mila.

    ResponderExcluir
  8. AAAAAhh eu qria tanto ler o livro antes de sair o filme... Mas acho q não vou conseeguir... Primeiro pq ainda não o tenho e segundo pq as aulas já vão voltar e não consigo ler durante o período acadêmico... Aah neeem viu!!!

    A resenha tá ótima... a vontade só aumentou. Tô triste!!!! Vai saber qndo vou conseguir ler... Aff

    Fazer o q?! Tá na lista de LOUCA PRA LER!!!

    Bjok

    Pauliane
    pauliane30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente AMO Jogos Vorazes! Mal posso esperar pra sair o filme daqui 5 dias! Team Peeta pra sempre! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este livro deve ser muito bom. To com muita vontade de conhecer este conto de aventura em que a jovem Katniss e o Peeta irão participar de uma competição com mais 22 tributos. Como será que acaba esta história? Será que eles sobrevivem? Afinal quais são as habilidades que eles deverão mostrar neste jogo. Parabéns pela resenha e pelo site!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, tô louca pra ler esse livro! *-* PRECIIIIISO ler! :O

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua resenha, não deixou passar nada!
    Eu já li e senti as mesmas coisas que você =]]
    A partir do momento que Katniss se voluntaria para salvar sua irmãzinha Prim não consegui mais parar de ler *-*
    Agora preciso ler "Em Chamas", só estou esperando o preço abaixar um pouco =S

    ResponderExcluir
  13. Resenha bem digna de um livro eletrizante como é Jogos vorazes!
    Já li a obra(aliás, li a trilogia inteira) até pq fica complicado ler o primeiro e não ler os outros..rs dá um agonia...
    Um livro de tirar o fôlego, que te prende do inicio ao fim.
    Tbém acho que nada q tenha acontecido no livro seja assim, tão improvavel de se acontecer. Estamos caminhando pra isso..infelizmente.
    Parabens pela resenha, perfeita!!
    Abraços

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.