O Beijo das Sombras (Vampire Academy)- Richelle Mead:
Série: Vampire Academy #1
Editora: Agir
Número de páginas: 320
Classificação: 5/5

Resenha:
Eu li esse livro faz muito tempo, mas nunca tinha conseguido resenhá-lo. Foi bem quando começou a moda dos vampiros, eu lia qualquer livro que eu encontrasse sobre o assunto. Nem lembro como eu cheguei nesse, só sei que eu viciei e li os quatro livros que já tinham sido lançados direto em dois dias. Me apaixonei pela série na hora.

Eu sei que muita gente não gostou do primeiro livro, achou chato, fraco, sei lá. Eu amo. Não é o meu favorito da série, mas eu amo de qualquer jeito.

Existem três tipos de vampiros: os Moroi, os Strigoi, e os dhampir (me recuso a chamar de dampiros). Os Moroi são os bonzinhos. Eles nascem, crescem e morrem naturalmente, e possuem a capacidade de fazer mágica através dos elementos (água, fogo, terra e ar). Os Strigoi são os vampiros maus. Eles não nascem Strigoi, eles se tornam Strigoi. Eles são os que matam, os que não podem sair no sol, os que não tem consciência. E, por fim, existem os dhampir. Eles são meio-vampiros, metade humanos e metade vampiros, tendo as melhores qualidades de cada espécie. Eles são os guardiões dos Moroi, os protegem dos Strigoi.

Vasilia Dragomir e Rosemarie Hathaway. Lissa e Rose. Elas são melhores amigas desde que se conheceram, aos cinco anos de idade. Lissa é uma Moroi, Rose é uma dhampir. Elas fugiram de São Vladimir, a escola onde passaram toda a vida, a dois anos, e desde então se escondem no mundo dos humanos. O livro começa com elas sendo capturadas por Dimitri Belikov e outros guardiões, e sendo levadas de volta a escola.

A situação de Rose não é nem um pouco boa, pois ela é acusada de levar Lissa, uma Moroi de família real (existem 12 famílias reais, e, entre eles, existe uma rainha (ou rei) que governa), a última de sua família, para fora da proteção da escola. A diretora quer expulsá-la, não se importando com a vontade dos pais de Lissa, que sempre quiseram que Rose fosse sua guardiã. Mas Dimitri intervém, e se propõe a treinar Rose em todos os horários livres para que ela alcance seus colegas. Isso não vai ser fácil, já que ela ficou dois anos sem treinar, mas ela faz de tudo para ficar junto de sua amiga.

Voltando para a escola, todos querem saber o motivo de elas terem fugido, e todos os rumores possíveis circulam pela escola, mas ninguém chega nem perto. Rose não quer ficar, pois tem medo de que as coisas que as fizeram fugir voltem a incomodar Lissa, mas Lissa a tranquiliza e diz que tudo vai ficar bem. Além disso, elas nunca conseguiriam passar pelos portões da escola de novo.

As coisas na escola começam a voltar ao normal, Lissa está se mantendo longe dos alunos da realeza, que só se interessam em coisas falsas, e está ficando mais junto de sua "prima" Natalie, e também passando um tempo com Christian, um Moroi da realeza que é desprezado por todos por algo que os pais fizeram. Rose não está gostando nada dessa aproximação dos dois, pois ela não confia em Christian, por isso tenta separá-los de todos os jeitos.

Rose está muito atrasada na escola, mas está se esforçando ao máximo, além de estar treinando com Dimitri em todo o seu tempo livre, e aos poucos vai começando a melhorar. As coisas estão indo bem, desconsiderando Mia, uma Moroi que odeia Lissa e faz de tudo para incomodá-la.

Bom, não dá pra falar muito mais, senão eu conto spoiler, mas a série é perfeita. Não é só mais um livro de vampiros, é O livro de vampiros (apesar de eu sempre me esquecer de que é um livro de vampiros). Eu nem consegui falar direito do amor da minha vida na resenha, e não falei muito da perfeição do Dimitri, mas no segundo livro pode ter certeza que eu vou falar mais deles *---*. Os personagens são todos muito bem construídos, a história também, e a autora é uma das minhas preferidas. Vampire Academy é a minha série preferida depois de Harry Potter. Nem preciso dizer que eu recomendo muito, né?

Eu não gosto muito da edição brasileira, a tradução me incomoda muito (eu cheguei a rabiscar o final do terceiro livro e escrever a minha própria versão), isso sem contar com a confusão das capas e nome dos primeiro e terceiro livros, mas enfim, a série é perfeita de qualquer jeito, vale a pena ser lida.

Série:
1. O Beijo das Sombras
2. Aura Negra (resenha)
3. Tocada pelas Sombras (resenha)
4. Promessa de Sangue (resenha)
5. Laços do Espírito (resenha)
6. Último Sacrifício (resenha).


12 Comentários

  1. Estou lendo o terceiro "Tocada pelas Sombras" e eu gosto da narrativa dessa série, também gosto do Dimitri e da Rose ser um osso duro de roer ahaah mas não gosto da Lissa (enjoada até dizer chega, muito, muito chata)os morois no geral também costumam serem chatos (minha visão é claro rsrs)
    Mas no geral eu gosto muito de ler a série, tenho só até o quarto volume (mas quando sair o último pretendo comprar o 5 junto) eeeeee esse terceiro livro está sendo até agora o melhor kkkk e depois de um certo acontecimento u.u a autora ganhou ainda mais meu respeito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jheyscilane!
      O terceiro é o meu preferido, é tão lindo *--*. Acho a Lissa chatinha também, mas não tanto quanto todo mundo acha rs. Bom, infelizmente não posso concordar com você sobre os Moroi costumarem ser chatos, porque eu simplesmente AMO demais o Christian, meu personagem preferido da série.
      Agora fiquei curiosa com relação a qual acontecimento você tá falando, esse livro é tão cheio de coisas rs, mas nem dá pra falar aqui senão o povo não vai gostar por causa de spoiler rs.

      beijos

      Excluir
    2. As vezes eu esqueço que o Christian é um moroi O_O ele é tão legal (Gosto muito dele também) então vou reformular minha fala "A maioria dos morois costumam serem chatos" kkkkkk

      Excluir
  2. Ai.......... amo essa série de paixão!!!! Tenho os quatro primeiros e preciso ler os outros dois!!!! É uma série PERFEITA!!!!! E o Dimitri, então? Um cavalheiro!!!!

    AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuella! Realmente, essa série é perfeita demais. Leia os outros dois sim, a Richelle não decepciona rs. E também tem depois o spin off, que deve sair logo aqui (assim que a Agir parar de enrolar e resolver lançar de vez o último livro rs), e que é lindo também rs *--*.
      Sem comentários sobre o Dimitri, pra mim só o Christian passa dele, e olha que é difícil, né? rs

      beijos

      Excluir
  3. Já li esse livro e simplesmente adoro muito! *-*
    Adoro o Christian e o Dimitri *o*

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li essa série mas me interessei bastante. Quando tiver a oportunidade vou ler, sim. Ótima resenha. Se puderem seguir meu blog agradeço.

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    Joyce
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu gosto bastante de vampiros, mas prefiro a visão mais oldschool de Bran Stoker, Anne Rice e coisa assim.

    Até me interesso por livros da série IAN, pq apesar da sociedade e religiosidade serem diferentes, a essencia do vampiro é basicamente a mesma.

    Não tenho interesse em ler essa série :/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li a série mas fiquei super curiosa após ler sua resenha...rs...sua empolgação é contagiante.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de vampiros e ha mt tempo eu ficava paquerando essa serie, ai ganhei os 3 primeiros livros, mas ainda nao cheguei a ler nenhum volume. :/
    mas nao vejo a hora. Todas as pessoas que ja leram essa serie sao so elogio a ela.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Confesso que a capa não estimula mto a leitura rs entao nem me dava o luxo de ler a resenha
    Mas... adorei a historia. Principalmente de Rose, mas acho que não vou conseguir me acostumar com esses termos de Dhampir Strigoi etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Sério que você não gosta da capa? Eu acho ela tão bonitinha (por mais que as do resto da série são mais bonitas). AA, você acostuma com os termos rapidinho, porque eles ficam explicando, sabe? Ai você não fica perdida rs.

      beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.