Dearly, Departed – Lia Habel:
Série: Gone With the Respiration #1
Editora: iD
Número de páginas: 480
Classificação: 4/5

Resenha:
Esse foi o último livro que eu li em 2012. Sempre tive vontade de lê-lo pela capa perfeita, mas ele acabava sendo deixado de lado por ser um livro de zumbis. Não sei o que me fez decidir ler ele do nada, mas fiquei feliz por ter lido, eu adorei.

Demorei para me situar, para entender o cenário em que a história se passa, já que não sabia muita coisa sobre o livro além de que era sobre zumbis. Porque bem, ao ler sobre a Nora e a melhor amiga Pâmela deixando a Escola para Moças com seus vestidos longos esperando a carruagem, o que você imagina? Um livro de época, não é? Mas aí quando você ouve sobre os livros totalmente digitais, sobre os hologramas que são criados para disfarçar a realidade, você percebe que não pode ser um livro de época. E é só depois que tudo é explicado.

O mundo como conhecemos hoje ruiu e os sobreviventes se juntaram e formaram uma nova civilização inspirada na era vitoriana. Eles desenvolveram novas tecnologias a partir das energias limpas e agora tentam viver destruindo o mínimo possível do que sobrou do mundo.

Mas o mundo não é tão perfeito quanto parece. Existem os punks, um grupo de pessoas que não aceitaram esse novo estilo de vida, e que vivem fora dos limites da cidade. Não se sabe muito como eles vivem, mas não é da forma confortável e bonita que os moradores da cidade. Eles organizam revoltas, lutam contra os soldados, tentando conquistar um espaço para eles. Mas isso nunca foi um problema, já que o Exército sempre deu conta deles e nunca os deixou entrar nos limites da cidade.

A história começa quando Nora é atacada em casa por um grupo que, a princípio, parecia ser de punks. Ela luta bastante, mas eles estão em maioria, e ela acaba sendo levada com eles. Não vamos esquecer que Nora definitivamente não morava nos limites da cidade.

E é aí que vem a grande surpresa. Ela conhece seu sequestrador, e ele está morto. Mas ao mesmo tempo ele parece um adolescente comum, como isso é possível? Nora não quer acreditar de jeito nenhum na ideia de zumbis existirem. Mas Bram é a prova concreta disso. Não só Bram, como grande parte das outras pessoas que estão junto com ela naquele lugar.

Trancada dentro de um quarto em um lugar cheio de zumbis, Nora não está nem um pouco tranquila. E não importa quantas vezes Bram diga a ela que lá ela está segura, que ela pode sair do quarto que eles não vão fazer nada com ela, ela não acredita. E muito menos acredita na ideia de que o governo tenha escondido isso de todos por tanto tempo.

Bom, não dá para falar muito, mas o livro trata de muita coisa. A guerra que existe entre os punks e os habitantes das cidades, o vírus que afetou tantas pessoas que agora se tornaram zumbis, a diferença entre os zumbis bons e os maus, a busca pela vacina, a diferença entre o nosso mundo e o mundo deles, a amizade, a confiança, o amor...

Enfim, o livro é bem intenso, e você precisa prestar muita atenção senão você se perde. A única coisa que eu não gostei muito foi a troca de narradores em cada capítulo. Por um lado é bom, porque conhecemos melhor os personagens e a história em si. Mas, por outro lado, fica super confuso (pelo menos eu achei), você está lendo uma coisa e, de repente, aparece uma coisa completamente diferente. Mas, tirando isso, eu gostei bastante da história, e olha que eu não costumo gostar de livros de zumbis.

Série:
1. Dearly, Departed
2. Dearly, Beloved


10 Comentários

  1. Nossa, não consigo imaginar um livro que misture zumbis, distopia e mais todas as outras coisas que você citou! Fiquei empolgada com os elogios à escrita da autora e à união perfeita entre todos os narradores!
    Não sabia que era de zumbi o livro, tipo só vi a capa e me apaixonei! até pq a capa meio que nao tem mt a ver com o tema.
    Amei sua resenha e com certeza na primeira oportunidade vou le-lo.
    bjim

    ResponderExcluir
  2. A capa deste livro é simplesmente maravilhosa! Adorei, uma das mais bonitas!
    Gostei da sua resenha...
    Eu gosto de troca de narradores, mas a partir de um ponto fica cansativo de ouvir dois lados de uma moeda.
    Beijos e parabéns pela ótima resenha! ♥

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de zumbis, mas me interessei nessa história. Gostei da ideia de no futuro voltarem a viver como no passado. Talvez eu leia em 2013. Sempre gosto das suas resenhas. bjs

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca li nenhum livro sobre zumbis mas você me deixou muito curiosa com relação a esse livro. Acho que sou uma romântica incorrigível kkkk pelo menos na literatura kkkk.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não tinha lido a sinopse ou uma resenha toda sobre o livro, estava como você antes de ler ele: só sabia que era de zumbis, mas também achava que ele era de época, por ter lido algo sobre as roupas, e não deveria ter lido que eu estava enganado e que ele é futurista, porque agora fiquei mais curioso ainda para ler ele!
    Ainda não li nada de zumbis e como gosto do tema preciso ler alguma coisa, esse livro parece ser otimo para isso!
    Adorei essa capa também *-*

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhh "Gritos e mais gritos de alegria" troca de narradores???? Adorei! Amo quando consigo ver os pensamentos de vários personagens e não apenas de um personagem só rsrs e nem acho confuso e nem nada kkk isso varia de leitor para leitor né? E como até agora não li nada de Zumbis u.u vou colocá-lo na lista com toda certeza, amei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ninguém pode dizer a estória se passa no futuro olhando apenas a capa, a capa é totalmente de um livro histórico.
    O livro me ganhou por causa dos punks.
    A resenha tá ótima, com certeza me fez colocar o livro na minha lista.
    Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Serio que o livro fala sobre ZUMBI? My God, jurava que era outra coisa! Enfim gostei desse livro a capa é linda!

    ResponderExcluir
  9. oh céus! eu necessito muito comprar esse livro *_* Tbm nem sou chegada a zumbis, mas sei la, ele despertou minha fome literária hahaha

    ResponderExcluir
  10. Capa e resenha perfeitas! Amei!
    Esse blog esta de parabéns viu?


    amanda.valverde2@hotmail.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.